J. Bras. Nefrol. 2016;38(4):390-5.

Impacto do gênero em alterações estruturais precoces da nefropatia induzida por contraste em ratos

José Carlos Carraro-Eduardo, Mariana Franco Ferraz Santino, Heloisa Werneck de Macedo, Licínio Esmeraldo da Silva

DOI: 10.5935/0101-2800.20160063

Introdução:

A nefropatia induzida por contraste (NIC) é uma das principais causas iatrogênicas de lesão renal aguda. Estudos experimentais têm demonstrado que a injeção intravascular do agente de contraste provoca vacuolização intensa nas células dos túbulos renais proximais, que precede o aumento da creatinina sérica, e que a fêmea podem estar em maior risco de CIN.

Objetivo:

Estudar as primeiras mudanças histomorfométricas renais na nefropatia induzida por contraste de acordo com o gênero.

Métodos:

Vinte ratos Wistar anteriormente uninefrectomizados foram divididos em 4 grupos (n = 5): machos de controle; fêmeas de controle; machos expostos ao contraste e fêmeas expostas ao contraste. Os animais foram sacrificados imediatamente após a administração de contraste e amostras de tecido de rim foram coletadas para análise histomorfométrica. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Resultados:

Houve presença mais intensa de microvacuolização em túbulos proximais nos ratos expostos ao contraste do que nos grupos de controle. Tal vacuolização tubular proximal foi mais intensa nos ratos do sexo feminino p = 0,001).

Conclusão:

Vacuolização do tpubulo proximal é uma mudança precoce na CIN e é mais intensa em ratos fêmeas do que em ratos machos.

Impacto do gênero em alterações estruturais precoces da nefropatia induzida por contraste em ratos

Comentários