J. Bras. Nefrol. 2016;38(4):478-82.

Cistite lúpica apresentando hidronefrose e envolvimento gastrointestinal

Flávio Teles, Larissa Gonçalves de Albuquerque Santos, Carlos Eugênio Lira Tenório, Monique Ramalho Marinho, Saulo Rodrigo de Ramalho Moraes, Davi de Brito Câmara, Renata Oliveira Santos, Camila Ricardo Uchôa Lins, André Falcão Pedrosa Costa

DOI: 10.5935/0101-2800.20160077

Introdução:

A Cistite Lúpica é uma manifestação rara do Lúpus Eritematoso Sistémico, caracterizada pelo espessamento da parede da bexiga, podendo estar associada com ureterohidronefrose. Em vários casos, os sintomas gastrointestinais são a principal manifestação e ainda não se sabe qual o regime imunossupressor mais adequado nesta situação.

Método:

Uma jovem de 16 anos de idade com lúpus eritematoso sistémico foi admitida com disúria, insuficiência renal, diarreia, dor abdominal, náuseas e vómitos. A tomografia computadorizada de abdome demonstrou dilatação moderada de ureter e pelve renal bilateralmente e bexiga exibindo capacidade reduzida e paredes difusamente espessadas. Foi feito o diagnóstico de cistite intersticial crónica e o tratamento com dose elevada de metilprednisolona resultou em um alívio significativo dos sintomas urinários e gastrointestinais e uma redução da espessura da bexiga, com melhora da sua capacidade.

Conclusão:

A Cistite Lúpica é uma manifestação urinária rara e subdiagnosticada do LES e a presença de sintomas urinários leves e dor abdominal devem alertar para essa possibilidade diganóstica.

Cistite lúpica apresentando hidronefrose e envolvimento gastrointestinal

Comentários