J. Bras. Nefrol. 2017;39(1):23-8.

Fórmula para detectar elevada excreção de sódio a partir de amostra isolada de urina de pacientes com doença renal crônica pré-dialítica

Fabiana Baggio Nerbass, Andrea Emanuela Chaud Hallvass, Maarten W Taal, Roberto Pecoits-Filho

DOI: 10.5935/0101-2800.20170004

Introdução:

O consumo excessivo de sódio está relacionado a piores desfechos renais e cardiovasculares em pacientes com doença renal crônica (DRC), mas a avaliação deste consumo é complexa e mensurada com baixa frequência na prática clínica.

Objetivo:

Desenvolver uma nova fórmula para estimar a excreção de sódio de 24h a partir da concentração de sódio em amostra isolada da segunda urina do dia em pacientes com DRC pré-dialítica.

Métodos:

51 participantes com DRC forneceram coleta de urina de 24h e uma amostra da segunda urina do dia para determinação da excreção de sódio. Uma fórmula para estimar a excreção de sódio de 24h foi desenvolvida a partir dos coeficientes da equação de regressão. A acurácia da fórmula foi testada por meio do cálculo do P30. A habilidade da fórmula em discriminar consumo de sódio superior a 3,6 g/dia foi avaliada pela curva ROC.

Resultados:

O teste de correlação entre sódio mensurado e estimado pela fórmula foi r = 0,57; p < 0,001, porém o resultado do P30 identificou baixa acurácia (61%). Diferentes pontos de corte foram testados por meio de testes de performance e uma curva ROC foi gerada com o ponto de corte de melhor performance (3,6 g/dia). Foi obtida uma área sob a curva de 0,69 com sensibilidade 0,91 e especificidade 0,53.

Conclusão:

Foi desenvolvida uma fórmula simples com elevada sensibilidade em detectar pacientes com consumo de sódio superior a 3,6 g/dia a partir de amostra de urina isolada. Estudos que testem a fórmula com um maior número de participantes e com outras populações são necessários.

Fórmula para detectar elevada excreção de sódio a partir de amostra isolada de urina de pacientes com doença renal crônica pré-dialítica

Comentários