J. Bras. Nefrol. 2017;39(2):119-25.

Fatores associados à mortalidade em uma população com lesão renal aguda submetidos a hemodiálise no Peru

Percy Herrera-Añazco, Alvaro Taype-Rondan, Josmel Pacheco-Mendoza, J Jaime Miranda

DOI: 10.5935/0101-2800.20170029

Introdução:

Os pacientes com lesão renal aguda (LRA) nos países em desenvolvimento são descritos como jovens, com menos comorbidades, com LRA unifactorial e com menor mortalidade em relação aos pacientes nos países desenvolvidos.

Objetivo:

Avaliar a mortalidade em pacientes com LRA submetidos à hemodiálise (HD) e seus fatores associados num país em desenvolvimento.

Métodos:

Estudo retrospectivo. As variáveis demográficas, clínicas e de mortalidade foram coletadas de pacientes que apresentaram LRA e foram submetidos à HD entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015 em um hospital nacional de referência em Lima, Peru. As razões de risco (RR) e os intervalos de confiança de 95% (IC 95%) foram estimados através da regressão de Poisson.

Resultados:

Analisaram-se os dados de 72 pacientes com LRA submetidos à HD, sendo 66,7% com idade inferior a 64 anos e 40,2% de todos os pacientes morreram durante a HD. A análise bruta mostrou maior mortalidade entre os que usaram vasopressores, mas menor mortalidade entre aqueles com valores de creatinina > 8,9 mg/dL. A análise ajustada mostrou que haver tido um nível de creatinina > 8,9 mg/dL, comparado com um nível de creatinina < 5,2 mg/dL no momento do início da HD, foi associado com uma probabilidade de morte 74% menor.

Conclusão:

Quatro em cada dez pacientes com LRA submetidos a HD morrem. Níveis mais elevados de creatinina foram associados com menor probabilidade de mortalidade.

Fatores associados à mortalidade em uma população com lesão renal aguda submetidos a hemodiálise no Peru

Comentários