J. Bras. Nefrol. 2017;39(2):154-61.

Percepções de pacientes em hemodiálise sobre as restrições alimentares

Fabiana Baggio Nerbass, Dyane Correa, Rafaela G. dos Santos, Tatiana S. Kruger, Andrea C. Sczip, Marcos A. Vieira, Jyana G. Morais

DOI: 10.5935/0101-2800.20170031

Introdução:

as recomendações dietéticas para pacientes em hemodiálise (HD) são complexas e identificar as características e as razões das pessoas com maior dificuldade em aderir às restrições de alimentos e bebidas pode ser fundamental.

Objetivos:

quantificar as percepções dos pacientes em HD sobre as restrições alimentares e de líquidos, reconhecer as razões individuais que facilitam ou complicam sua adesão, bem como sua relação com as características demográficas, nutricionais e clínicas.

Métodos:

estudo transversal multicêntrico realizado em cinco unidades de diálise. Os pacientes em HD (n = 147, 48% do sexo masculino, idade: 51,3 ± 13,6 anos) foram encorajados a pontuar em uma escala de 0 a 10 a sua percepção do grau de dificuldade de aderir ao aconselhamento nutricional para o controle de sódio, líquidos, potássio e fósforo.

Resultados:

o escore de sódio foi 4 (1-7); de líquidos 6 (3-8); de potássio 4 (2-6); e de fosfato 6 (3-8). O precentual de pacientes que percebiam uma maior dificuldade (escore ≥ 6) no controle de líquidos e de fosfato foi maior do que para o sódio e o potássio. Os participantes com elevado ganho de peso interdialitico (%GPID) referiram maior pontuação para líquidos; os com hipercalemia perceberam mais dificuldade para controlar a ingestão de potássio que os demais, bem como os pacientes hiperfosfatêmicos em comparação com os normofosfatêmicos para controlar a ingestão de fósforo. Os participantes com maior dificuldade para controlar a ingestão de sódio também perceberam uma maior dificuldade para controlar o consumo dos demais itens investigados.

Conclusão:

os participantes perceberam maior dificuldade no controle da ingestão de líquidos e de fontes de fosfato do que de sódio e potássio. Maiores escores de percepção foram associados a alguns subgrupos e a pior controle dos parâmetros clínicos. Além disso, os pacientes com maior dificuldade para controlar algum item dietético também referiram ser mais difícil de controlar os outros itens investigados.

Percepções de pacientes em hemodiálise sobre as restrições alimentares

Comentários