J. Bras. Nefrol. 2017;39(4):362-9.

Suplemento hidroeletrolítico favorece reidratação e diminui proteinúria pós-treino em atletas karate

Simone Geraldini, Igor de Freitas Cruz, Alexandre Romero, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Michelle Parreira de Campos

DOI: 10.5935/0101-2800.20170067

Introdução:

Um adequado estado de hidratação durante a atividade esportiva é essencial para a manutenção da boa saúde, porém a relação entre hidratação, proteinúria e esportes é pouco estudada.

Objetivo:

analisar a influência de suplemento hidroeletrolítico (bebida esportiva isotônica) como estratégia de reidratação sobre o estado de hidratação e proteinúria após treino de Karate.

Métodos:

Dez atletas participaram deste estudo. Na primeira sessão de treino padronizado, denominada sessão de treino de observação (STO), os atletas se reidrataram segundo seus hábitos; na segunda sessão de treino padronizado, denominada sessão de treino de intervenção nutricional (STIN), foi seguido um protocolo ideal de prática de hidratação, utilizando-se de suplemento hidroeletrolítico como líquido reidratante durante o treino. O estado de hidratação foi verificado pelo monitoramento do peso corporal antes e após o treino, pela gravidade específica da urina pré e pós-treino e pelo volume urinário pós-treino. De forma a observar a influência da prática de hidratação sobre a função renal, a proteinúria pós-exercício foi medida.

Resultados:

Observou-se uma diferença estatisticamente significativa na densidade urinária entre as amostras coletadas pré e pós-exercício apenas na STIN (p = 0,047). Quando comparados entre sessões, houve menor variação ponderal (p = 0,011) e maior volume urinário (p < 0,001) no treino com intervenção nutricional. Na STO, houve um percentual mais elevado de atletas que apresentaram proteinúria (70%) em comparação a STIN (50%) na amostra de urina coletada após o treino.

Conclusão:

O uso de suplemento hidroeletrolitico como prática de hidratação por atletas de karate favoreceu a reidratação durante uma sessão de treino e reduziu a proteinúria pós-treino.

Suplemento hidroeletrolítico favorece reidratação e diminui proteinúria pós-treino em atletas karate

Comentários