J. Bras. Nefrol. 2017;39(4):376-83.

Padrão de distribuição atual da doença glomerular documentada por biópsia em Salvador, Brasil, 40 anos após a avaliação inicial

Washington Luis Conrado dos-Santos, Glória Maria Maranhão Sweet, Labene Gondim Azevêdo, Maria Brandão Tavares, Maria Fernanda Sanches Soares, Caroline Vilas Boas de Melo, Márcia Fernanda Melo Carneiro, Rilma Ferreira de Souza Santos, Márcia Cristina Conrado, Daniela Teixeira Leal Braga, Marcia Carvalho Bessa, Nathanael de Freitas Pinheiro Junior, Marília Bahiense-Oliveira

DOI: 10.5935/0101-2800.20170069

Introdução:

um relatório sobre a prevalência de glomerulopatia diagnosticada por biópsia renal em Salvador foi publicado em 1973, demonstrando o predomínio de glomerulonefrite membranoproliferativa, frequentemente associada a esquistossomose hepatoesplênica.

Objetivo:

no presente estudo, investigamos as possíveis mudanças na distribuição das glomerulopatias após um período de importantes transições epidemiológicas no Brasil.

Métodos:

foram revisados todos os relatos de pacientes submetidos a biópsia renal de 2003 a 2015 em um serviço de referência em nefrologia. Diagnósticos clínicos, laboratoriais e patológicos foram colhidos para análise. Lâminas histológicas das biópsias executadas entre 2003 e 2006 foram revisadas para avaliar a precisão das estimativas baseadas nos laudos anatomopatológicos.

Resultados:

entre as biópsias realizadas durante o período em questão, 1.312 satisfizeram os critérios de inclusão do estudo. Glomeruloesclerose segmentar e focal foi o diagnóstico mais prevalente, seguido de nefrite lúpica. Entretanto, foi detectada tendência de queda na prevalência da glomeruloesclerose segmentar e focal (p < 0,05) e de elevação nos casos de lúpus (p < 0,0001) e glomerulonefrite membranosa (p < 0,005).

Conclusão:

os dados apresentados neste estudo sugerem a ocorrência de mudanças na distribuição das doenças nefrológicas em Salvador. A doença mais prevalente passou de glomerulonefrite membranoproliferativa para glomeruloesclerose segmentar e focal de 1975 a 2006 e de glomeruloesclerose segmentar e focal para nefrite lúpica de 2006 a 2015.

Padrão de distribuição atual da doença glomerular documentada por biópsia em Salvador, Brasil, 40 anos após a avaliação inicial

Comentários