Idioma/Language: Português English
1979-2014 © All rights reserved
Sociedade Brasileira de Nefrologia





Seja bem-vindo ao site do JBN!

Desde setembro de 2009 o número mais recente do JBN terá o acesso restrito. Somente os associados quites com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) poderão visualizar os artigos na íntegra.

Para acessar os artigos restritos o associado deve informar o endereço de e-mail que foi inserido durante o cadastro como associado da SBN. Para receber a senha de acesso em seu endereço de e-mail clique aqui.

É IMPORTANTE verificar se seu endereço de e-mail está cadastrado para poder acessar os artigos. Caso não tenha endereço de e-mail cadastrado preencha o formulário disponível clicando aqui.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a secretaria do JBN através do e-mail jbn@jbn.org.br ou através do telefone (11) 5579.1242.

Vol. 31 (1 Suppl 1) - Jan/Fev/Mar de 2009


Páginas 14 a 20

Avaliação de Função Renal
Evaluation of Renal Function

Autores: Gianna Mastroianni Kirsztajn

Como citar este Artigo



RESUMO:
Na avaliação da função renal, a medida da taxa de filtração glomerular (TFG) é a prova laboratorial mais utilizada. Para tanto, usam-se marcadores indiretos, como as determinações de creatinina e cistatina C no sangue, ou procede-se à determinação do RFG propriamente dito, com indicadores como inulina, contrastes iodados, marcados ou não, e outras substâncias. O exame mais solicitado para avaliação do RFG no laboratório de patologia clínica é a dosagem da creatinina sérica. Em algumas condições, entretanto, o resultado encontrado da creatinina sérica deve ser corrigido (através da utilização de fórmulas que levam em consideração características próprias do indivíduo) para ser devidamente interpretado. Deve-se ressaltar que avaliação de função renal abrange muito mais que a determinação da TFG, incluindo marcadores outros de função glomerular e tubular.

Descritores:
taxa de filtração glomerular, creatinina sérica, cistatina, depuração de iohexol, proteinúria, microalbuminúria.

ABSTRACT:
Glomerular filtration rate (GFR) determination is the laboratorial test most frequently used to evaluate renal function. Indirect markers such as determination of blood creatinine and cystatin C are used with this purpose, as well as the direct determination of GFR, with indicators such as inulin, radioactive or non radioactive iodated contrasts, among others. Serum creatinine measurement is most commonly utilized in order to evaluate GFR in the clinical pathology laboratory. However, in some situations in order to adequately interpret the test, the results must be corrected (using formulas that include individual characteristics of the subjects). It is noteworthy that renal function involves much more than the GFR determination, it includes other glomerular and tubular function markers.

Descriptors:
glomerular filtration rate, serum creatinine, cystatin, iohexol clearance, proteinuria, microalbuminuria.


Para a exibição do conteúdo desse artigo utilize seu e-mail no Login e a senha 1234. Caso não consiga o acesso dessa forma, solicitamos entrar em contato com a secretaria do JBN no fone: 11-5579.1242
 
Login do sócio da SBN
   
JBN JBN JBN
GN1