Instruções aos Autores

  1. Escopo e Política Editorial
  2. Processo de Revisão
  3. Preprint
  4. Considerações Éticas e Legais
  5. Submissão dos Manuscritos
  6. Idioma
  7. Formatos das Contribuições
  8. Preparo dos Manuscritos
  9. Resumo Visual

 

1. Escopo e Política Editorial

Brazilian Journal of Nephrology (Jornal Brasileiro de Nefrologia) tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento científico e da prática profissional em Nefrologia, por meio da publicação de estudos originais relevantes, nas áreas de pesquisa básica e clínica.

O periódico online é publicado nos idioma português e inglês e  tem acesso aberto e gratuito, sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY (http:///creativecommons.org/licences).

Os autores estão livres de cobrança de taxas para a submissão e publicação de manuscritos. Os direitos autorais dos artigos serão automaticamente transferidos para o Sociedade Brasileira de Nefrologia. O conteúdo do material enviado para publicação não pode ter ser previamente publicado ou submetido a outros periódicos. Para publicar, mesmo que em parte, em outro periódico, é necessária a aprovação por escrito dos editores. Os conceitos e declarações contidos nos referidos manuscritos são de inteira responsabilidade dos autores.

2. Processo de revisão

Para a seleção dos manuscritos, avalia-se a originalidade, a relevância dos tópicos e a qualidade da metodologia científica, bem como o atendimento às normas editoriais adotadas pelo periódico. A submissão de manuscritos em discordância com o formato descrito neste documento, poderá incorrer em sua devolução.

Os manuscritos submetidos ao BJN passam por uma avaliação preliminar, realizada por até dois membros da Equipe Editorial. Se aprovados nesta etapa, são submetidos à avaliação de revisores externos. Com base nos comentários e recomendações dos revisores externos e do Editor Associado, o Editor-chefe tomará a decisão por: 1) permitir que os autores revisem e reenviem o manuscrito – Menor ou Maior Revisão; ou 2) rejeitar e não considerar mais o manuscrito.

Para submeter a versão revisada do manuscrito, os autores terão 15 dias para uma revisão menor e 30 dias para uma revisão maior.

Os manuscritos revisados ​​são enviados novamente aos revisores externos, a critério do Editor Associado. Ao receber as recomendações do Editor Associado e os comentários dos revisores externos, O Editor-chefe poderá aceitar, solicitar novas revisões ou rejeita o manuscrito. Vale destacar que nem todos os manuscritos revisados serão aceitos.

Para a avaliação dos manuscritos, o periódico adota a modalidade de revisão por pares do tipo simples cego. Dos manuscritos submetidos ao BJN, cerca de 40% é aprovado para publicação.

3. Preprint

O Brasilian Journal of Nephrology aceita a submissão de manuscrito previamente depositados em repositórios de preprint, como medRxic (https://www.medrxiv.org/). Para a submissão destes manuscritos, é necessário que os autores indiquem os dados do depósito na Carta de Apresentação.

4. Considerações Éticas e Legais

O BJN segue as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), intitulada Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (http://www.icmje.org/recommendations/).

Para as questões éticas, o periódico segue o código de conduta ética em publicação, recomendado pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org).

AUTORIA

As pessoas designadas como autores devem ter participado substancialmente da elaboração do manuscrito para assumir a responsabilidade pelo seu conteúdo. O International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) recomenda que a autoria se baseie nos seguintes critérios:

  • contribuições substanciais na concepção ou desenho do trabalho;
  • na coleta, análise e interpretação dos dados;
  • na redação do artigo ou na sua revisão crítica;
  • na aprovação final da versão a ser publicada.

O texto completo das recomendações do ICMJE estão disponíveis a partir de: http://www.icmje.org/recommendations/.

CONFLITO DE INTERESSE

A confiança pública no processo de revisão por pares e a credibilidade dos artigos publicados dependem, em parte, de como o conflito de interesse é administrado durante a redação, revisão por pares e a decisão editorial.

O conflito de interesse existe quando um autor (ou instituição do autor), revisor ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciem de forma inadequada (viés) suas ações (tais relações são também conhecidas como duplo compromisso, interesses conflitantes ou fidelidades conflitantes).

Essas relações variam entre aqueles com potencial insignificante para aqueles com grande potencial para influenciar o julgamento, e nem todas as relações representam verdadeiro conflito de interesse.

O potencial conflito de interesse pode existir dependendo se o indivíduo acredita ou não que a relação afete seu julgamento científico. Relações financeiras (tais como emprego, consultorias, posse de ações, testemunho de especialista pago) são os conflitos de interesse mais facilmente identificáveis e os mais susceptíveis de minar a credibilidade da revista, dos autores, e da própria ciência. No entanto, podem ocorrer conflitos por outras razões, tais como relações pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual.

A política de conflito de interesses do BJN exige de autores, revisores e editores a divulgação de qualquer interesse financeiro ou outro (compromisso) que possa ser interpretado como resultando em um conflito real, potencial ou percebido.

Os autores são obrigados a declarar na Carta de Apresentação qualquer relação financeira ou compromisso nos últimos 36 meses. Revisores devem declarar o conflito de interesse no formulário de avaliação dos manuscritos, disponível a partir do Sistema ScholarOne.

CONSENTIMENTO INFORMADO

Os doentes têm o direito à privacidade que não deve ser infringida sem o consentimento informado. Identificação de informações, incluindo os nomes dos pacientes, iniciais ou números no hospital, não devem ser publicadas em descrições, fotografias e genealogias, a menos que a informação seja essencial para os propósitos científicos e o paciente (ou responsável) dê o consentimento livre e esclarecido para a publicação. O consentimento informado para este propósito requer que o manuscrito a ser publicado seja mostrado ao paciente. Os autores devem identificar os indivíduos que prestam assistência a escrever e divulgar a fonte de financiamento para essa assistência. Detalhes identificadores devem ser omitidos se não são essenciais. O anonimato completo é difícil de se conseguir, no entanto, no caso de qualquer dúvida, o consentimento deve ser obtido. Por exemplo, mascarar a região ocular em fotografias de pacientes é uma proteção de anonimato inadequada. Se as características de identificação são alteradas para proteger o anonimato, como na linhagem genética, os autores devem garantir que as alterações não distorçam significado científico. Quando o consentimento informado foi obtido, ele deve ser indicado no artigo publicado.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

Ao relatar experimentos em seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (institucional e nacional) e com a Declaração de Helsinki de 1975, revisado em 2013 (https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/). Se houver dúvida se a pesquisa foi realizada em conformidade com a Declaração de Helsinki, os autores devem explicar a razão para sua abordagem e demonstrar que o corpo de revisão institucional aprovou explicitamente os aspectos duvidosos do estudo.

Ao relatar experimentos com animais, os autores devem indicar se as orientações institucionais e nacionais para o cuidado e utilização de animais de laboratório foram seguidas.

5. Submissão dos Manuscritos

A submissão de manuscritos ao Brazilian Journal of Nephrology é realizada de forma online, a partir de: https://mc04.manuscriptcentral.com/jbn-scielo.

Os manuscritos poderão ser submetidos em português e/ou inglês, não sendo permitida a submissão simultânea a outro periódico, parcial ou integralmente. O BJN considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma pesquisa. O periódico utiliza a ferramenta iThenticate para detectar plágio nos artigos submetidos para revisão. Em caso de plágio detectado, o BJN segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Todos os autores devem associar o número de registro no ORCID (https://orcid.org/) ao seu perfil, a partir do sistema de submissão do BJN.

A submissão de um manuscrito ao BJN deve ser acompanhada dos seguintes documentos (via sistema – Step 5: Details & Comments):

  • Carta de apresentação assinada por todos os autores do manuscrito, conforme modelo previamente definido (Download). A ausência de assinatura pode ser interpretada como desinteresse ou desaprovação da publicação, determinando a exclusão do nome da relação de autores;
  • Copia da carta de aprovação do Comitê de Ética da Instituição onde foi realizado o trabalho – quando referente a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas) em seres humanos;
  • Documento principal (Ver Preparo dos Manuscritos).
6. Idioma

O BJN aceita trabalhos escritos em português e/ou inglês, preferencialmente em inglês. Estimula-se a submissão de manuscritos nos dois idiomas por brasileiros.

Para manuscritos submetidos em português, é necessário que os autores também forneçam título, descritores, resumo, tabelas,  ilustrações e legendas no idioma inglês. Em caso de aprovação, os manuscritos serão traduzidos para o inglês e submetidos à avaliação dos autores, no momento da revisão das provas, juntamente com a respectiva versões em português.

Para os manuscritos submetidos em inglês, não é necessário que os autores forneçam título, descritores, resumo e legendas de tabelas e ilustrações no idioma português. Se aprovados para publicação, os manuscritos serão traduzido para o português e submetidos à avaliação dos autores, juntamente com a versão correspondente, no momento da revisão das provas.

7. Formatos das Contribuições

EDITORIAL

Comentário crítico aprofundado, preparado em resposta a um convite do Editor e/ou submetido por uma pessoa com notável experiência sobre o assunto.

O manuscrito deve conter:

  • Até três autores;
  • Não há necessidade de resumo e palavras-chave;
  • Corpo do texto com até 900 palavras;
  • Apenas uma tabela ou uma figura;
  • Não mais de 10 referências.

ARTIGO ORIGINAL

Devem apresentar resultados inéditos da pesquisa, constituindo estudos completos que contenham todas as informações relevantes para que o leitor possa reproduzir o estudo ou avaliar seus resultados e conclusões. Eles são apresentados em uma das duas seções: pesquisa básica e pesquisa clínica. Para pesquisa clínicas, os manuscritos são classificados em seis disciplinas da Nefrologia: a) Lesão Renal Aguda; b) Doença Renal Crônica; c) Diálise e Terapias Extracorpóreas; d) Epidemiologia e Nefrologia Clínica; e) Nefrologia Pediátrica; f) Transplante Renal.

O manuscrito deve conter:

  • Resumo estruturado (Antecedentes e objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão), com até 250 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto contendo as seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, com até 5.000 palavras;
  • Implicações clínicas e limitações do estudo devem ser destacadas;
  • Quando apropriado, a seção Métodos deve ser detalhada quanto ao desenho do estudo, localização, participantes, resultados clínicos de interesse e intervenção;
  • Até cinco tabelas e cinco figuras;
  • Não mais do que 40 referências.

ARTIGO DE REVISÃO

As revisões são solicitadas pelo Editor, de preferência, a especialistas de uma determinada área. O objetivo desses artigos é expressar e avaliar criticamente o conhecimento disponível sobre um tópico específico, comentando estudos de outros autores e utilizando uma ampla base de referência ou, ocasionalmente, respondendo a uma demanda espontânea de um tópico específico.

O manuscrito deve conter:

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 250 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto incluindo as seções: Introdução, Discussão e Conclusão, bem como outras subdivisões, quando apropriado (por exemplo, “Aplicação Clínica”, “Tratamento”), com até 6.000 palavras;
  • Até cinco tabelas e cinco figuras;
  • Não mais de 90 referências.

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

Aborda temas atuais relevantes à prática clínica e são menos completos que os artigos de revisão. Estes trabalhos devem ser, de preferência, uma resposta ao convite do Editor e, ocasionalmente, mediante submissão espontânea.

O manuscrito deve conter:

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 250 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto constituído por: Introdução, Discussão e Conclusão, com até 2.000 palavras;
  • Até duas tabelas e duas figuras;
  • Não mais do que 40 referências.

PERSPECTIVA/OPINIÃO

São, preferencialmente, solicitados pelo Editor para um especialista da área, com o objetivo de apresentar e discutir de forma abrangente questões científicas no campo da nefrologia. Este tipo de artigo deve ser elaborado por pesquisadores experientes no campo em questão ou por especialistas de reconhecida competência.

O manuscrito deve conter:

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 250 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto contendo: Introdução, Discussão e Conclusão, com até 3.000 palavras;
  • Até três tabelas e três figuras;
  • Não mais do que 40 referências.

COMUNICAÇÃO BREVE

Uma breve comunicação é um relatório sobre um único assunto, que deve ser conciso, mas definitivo. Assim como os artigos originais, estes devem apresentar material inédito, porém, menos substancial e de particular interesse na área de nefrologia, apresentando resultados preliminares ou resultados de relevância imediata.

O manuscrito deve conter:

  • Resumo estruturado (Antecedentes e objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão), com até 150 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto dividido nas seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, com até 1.500 palavras;
  • Até três tabelas ou três figuras;
  • Não mais do que 15 referências.

CASOS CLINICOPATOLÓGICOS

Simula o surgimento gradual de informações ou desenvolvimentos na prática clínica e descreve como clínicos ou equipes clínicas raciocinam e respondem em cada interação, com discussão sobre a história, exame físico, descobertas laboratoriais, exames de imagem, descobertas patológicas e/ou estratégias de manejo.

O manuscrito deve conter:

  • Não há necessidade de resumo e palavras-chave;
  • Texto com até 2.500 palavras;
  • Até duas tabelas e três figuras;
  • Não mais do que 20 referências.

RELATO DE CASO (submissão temporariamente suspensa)

Apresentação de uma experiência baseada no estudo de um caso peculiar. Um relato de caso deve ter pelo menos uma das seguintes características: a) interesse especial para a comunidade de pesquisa clínica; b) um caso raro que é particularmente útil para demonstrar um mecanismo ou uma dificuldade no diagnóstico; c) novo método diagnóstico; d) tratamento novo ou modificado; e) um texto que demonstre resultados relevantes e esteja bem documentado e sem ambiguidade.

O manuscrito deve conter:

  • Até cinco autores;
  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 150 palavras;
  • Não mais do que sete descritores;
  • Corpo do texto dividido nas seções: Introdução (explicando a relevância do caso), Apresentação estruturada do caso (ou seja, identificação do paciente, queixas e história prévia, antecedentes pessoais e familiares, exames clínicos) e Discussão, com até 1.500 palavras;
  • Até duas tabelas e duas figuras;
  • Não mais do que 20 referências.

IMAGENS EM NEFROLOGIA

Apresentam conteúdos de valor educacional. Imagens ou vídeos devem estar acompanhados de uma breve descrição do caso, bem como sua interpretação clínica, com diagnóstico diferencial para o leitor. 

Uma declaração de que o consentimento informado foi obtido também deve aparecer no manuscrito. Anexe uma cópia do formulário de consentimento do paciente assinado como suplemento.

O manuscrito deve apresentar um dos seguintes formatos:

Formato 1

  • Até três autores;
  • Não há necessidade de resumo e palavras-chave;
  • Texto com até 100 palavras;
  • O conteúdo deve apresentar apenas uma figura, eventualmente divida em A, B, C e D, acompanhada de uma breve legenda. A figura deve ser submetida em formato JPEG ou TIFF, em alta resolução (600 dpi);
  • Até cinco referências.

Formato 2

  • Até três autores;
  • Não há necessidade de resumo e palavras-chave;
  • Corpo do texto com até 100 palavras;
  • Uma questão de múltipla escolha sobre o caso, seguida de sua respectiva resposta;
  • Figura e vídeo devem ser originais. Não serão aceitos figuras e vídeos já publicados em outro veículo;
  • O conteúdo deve apresentar apenas uma figura, eventualmente divida em A, B, C e D, acompanhada de uma breve legenda. A figura deve ser submetida em formato JPEG ou TIFF, em alta resolução (600 dpi);
  • O vídeo deve estar em alta resolução, no formato MP4 (MPEG) ou AVI. Qualquer necessidade de edição do vídeo será de responsabilidade do autor;
  • Até cinco referências.

CARTAS AO EDITOR

O manuscrito pode ser um comentário sobre material publicado ou pode trazer novos dados e observações clínicas. Todos os autores (máximo de três) devem assinar a carta.

O manuscrito deve conter:

  • Até três autores;
  • Não há necessidade de um resumo;
  • Corpo do texto com até 500 palavras;
  • Apenas uma tabela ou uma figura;
  • Não mais do que cinco referências.

DIRETRIZES CLÍNICAS

São preferencialmente solicitadas pelo Editor-chefe e reúnem evidências relevantes sobre uma determinada temática para dar suporte aos profissionais da saúde na tomada de decisão clínica diária, dando subsídios para a avaliação de riscos e benefícios de um determinado procedimento diagnóstico, terapêutico ou laboratorial. As diretrizes clínicas deverão receber financiamento próprio e poderão ser publicadas em fascículo especial, com aprovação prévia do Editor-chefe.

Para publicação em fascículos corrente, o manuscrito deve conter:

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 250 palavras;
  • Corpo do texto com até 7.000 palavras;
  • Não mais do que 150 referências.

CONSENSOS

São preferencialmente solicitados pelo Editor-chefe e apresentam recomendações aos profissionais da saúde para dar suporte à tomada de decisão, porém, sem evidências suficientes para serem classificados como diretrizes clínicas. A submissão de consensos deverá ser realizada após consulta ao Editor-chefe. A publicação de consensos poderá ocorrer em fascículo corrente ou fascículo especial e, neste caso, deverá receber financiamento próprio.

O manuscrito para o fascículo corrente deve conter:

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 250 palavras;
  • Corpo do texto com até 7.000 palavras;
  • Não mais do que 150 referências.

QUADRO GERAL

O quadro a seguir apresenta um resumo dos requisitos definidos para cada tipo de contribuição. O não cumprimento dos requisitos indicados neste quadro poderá resultar na devolução de um manuscrito para modificação e atrasar o processo de revisão.

TIPO DE MANUSCRITO TIPO DE SUBMISSÃO NÚMERO DE AUTORES RESUMO NÚMERO DE DESCRITORES QUANTIDADE DE PALAVRAS NO TEXTO NÚMERO DE REFERÊNCIAS NÚMERO DE TABELAS/FIGURAS
EDITORIAL A convite do Editor-chefe 3 900 10 1 tabela ou
1 figura
ARTIGO ORIGINAL Submissão voluntária Resumo estruturado
250 palavras
7 5.000 40 5 tabelas
5 figuras
ARTIGO DE REVISÃO Preferencialmente, a convite do Editor-chefe Resumo não necessariamente estruturado
250 palavras
7 6.000 90 5 tabelas
5 figuras
ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO Preferencialmente, a convite do Editor-chefe Resumo não necessariamente estruturado
250 palavras
7 2.000 40 2 tabelas
2 figuras
PERSPECTIVA/OPINIÃO Preferencialmente, a convite do Editor-chefe Resumo não necessariamente estruturado
250 palavras
7 3.000 40 3 tabelas
3 figuras
COMUNICAÇÃO BREVE Submissão voluntária Resumo estruturado
150 palavras
7 1.500 15 3 tabelas
3 figuras
CASOS CLINICOPATOLÓGICOS Submissão voluntária 2.500 20 2 tabelas
3 figuras
RELATO DE CASO (Submissão Suspensa) Submissão voluntária 5 Resumo não necessariamente estruturado
150 palavras
7 1.500 20 2 tabelas
2 figuras
IMAGENS EM NEFROLOGIA Formato 1 Submissão voluntária 3 100 5 1 figura
(A, B, C, D)
IMAGENS EM NEFROLOGIA Formato 2 Submissão voluntária 3 100 5 1 figura
(A, B, C, D)
CARTAS AO EDITOR Submissão voluntária 3 500 5 1 tabela
1 figura
DIRETRIZES CLÍNICAS Com consulta prévia ao Editor-chefe 7.000 150
CONSENSOS Com consulta prévia ao Editor-chefe Resumo não necessariamente estruturado
250 palavras
7 7.000 150
8. Preparo dos Manuscritos

O documento principal (Main Document) deve ser enviado em arquivo word (.doc ou .rtf), com espaçamento 1.5, fonte tamanho 12, margem de 3 cm de cada lado, páginas numeradas em algarismos arábicos, com as seguintes seções: a) página de título; b) resumo e descritores; c) corpo do texto; d) agradecimentos; e) referências; f) tabelas, legendas das figuras f) tabelas e legendas das figuras (as figuras devem ser enviadas separadamente em formato jpg ou tiff).

a) PÁGINA DE TÍTULO

  • Modalidade do manuscrito, que poderá ser Editorial, Artigo Original, Artigo de Revisão, Caso Clinicopatológicos, Artigo de Atualização, Perspectiva/Opinião, Comunicação Breve, Imagens em Nefrologia, Relato de Caso ou Carta ao Editor.
  • Título do manuscrito que deve ser conciso e completo, descrevendo o assunto a que se refere (palavras supérfluas devem ser omitidas). Para manuscritos submetidos no idioma português, deve-se apresentar também a versão do título em inglês;
  • Título resumido do manuscrito que deve ser correspondente a verão em português e/ou inglês do título;
  • Nome dos autores, com a indicação do respectivo grau acadêmico e ORCID. Todos os autores devem fornecer um ORCID (http://orcid.org/) no momento da submissão, validando-o a partir do perfil do usuário no sistema de submissão.
  • Afiliação dos autores, com as unidades hierárquicas apresentadas em ordem decrescente (universidade, faculdade e departamento), cidade, estado e país. Os nomes das instituições devem ser apresentados na íntegra no idioma original da instituição ou na versão em inglês quando a redação não for latim. 
  • Autor de correspondência, com indicação do respectivo e-mail;
  • Nome da agência de fomento, para trabalhos que receberam subsídio;
  • Título, ano e a instituição onde foi apresentado, para manuscritos baseados em uma tese acadêmica;
  • Nome do evento, local e data de realização, para manuscritos baseados em uma apresentação em reunião científica;
  • Declaração de conflito de interesse;
  • Indicação de contribuição dos autores.

b) RESUMOS E DESCRITORES

  • Resumo e abstract: os manuscritos devem apresentar resumo, incluindo introdução, procedimentos e conclusões do trabalho (máximo de 250 palavras). Os resumos estruturados devem apresentar, no início de cada parágrafo, o nome das subdivisões que compõem a estrutura formal do artigo (Ex.: Introdução, Método, Resultados e Discussão). Para manuscritos submetidos em português, é necessária que o Main Document apresente também o abstract (Ver Formato das Contribuições);
  • Descritores e keywords: expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser em número de 3 a 7, fornecidos pelo autor e baseando-se nos DECS – Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/) ou MeSH – Medical Subject Headings (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Para manuscritos submetidos em português, é necessária a apresentação dos termos no idioma inglês (keywords).

C) CORPO DO TEXTO

Dever obedecer à estrutura exigida para cada categoria de artigo (Ver Formato das Contribuições). Citações no texto e as referências citadas nas legendas das tabelas e das ilustrações devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto, com algarismos arábicos (números-índices). As referências devem ser citadas no texto sem parênteses, em expoente, conforme o exemplo: Referências2.

  • As figuras (fotografias, gráficos, desenhos etc.) devem ser enviadas individualmente, em formato JPG ou Tiff (em alta resolução – 300 dpi), podendo ser coloridas. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e ser suficientemente claras para permitir sua reprodução. As legendas para as ilustrações deverão constar junto às tabelas, após as referências. Não serão aceitas fotocópias. Se houver ilustrações extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar a permissão, por escrito, para a sua reprodução. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.

Outros aspectos a considerar:

  • Análise estatística: os autores devem demonstrar que os procedimentos estatísticos utilizados foram não somente apropriados para testar as hipóteses do estudo, mas também corretamente interpretados. Os níveis de significância estatística (p. ex, p < 0,05; p < 0,01; p < 0,001) devem ser mencionados.
  • Abreviaçõesas abreviações devem ser indicadas no texto no momento de sua primeira utilização. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.
  • Nome de medicamentosdeve-se usar o nome genérico.
  • Citação de aparelhos/equipamentostodos os aparelhos/equipamentos citados devem incluir modelo, nome do fabricante, estado e país de fabricação.

d) AGRADECIMENTOS

Devem incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas que não tenham justificadas suas inclusões como autoras; agradecimentos por apoio financeiro, auxílio técnico etc. Devem vir antes das referências.

e) REFERÊNCIAS

Devem ser numeradas consecutivamente, na mesma ordem em que foram citadas no texto e identificadas com algarismos arábicos, em expoente. A apresentação das referências dever estar de acordo com o padrão definido pelo International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html), conforme exemplos indicados a seguir. Os títulos de periódicos deverão ser abreviados de acordo com o Index Medicus: abbreviations of journal titles (http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng). Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas; apenas citados no texto ou em nota de rodapé.

Exemplos:

Artigos de periódicos (de um até seis autores)

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

Artigos de periódicos (mais de seis autores)

Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.

Artigos sem nome do autor

21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.

Livros no todo

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Capítulos de livro

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

Livros em que editores (organizadores) são autores

Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editors. Operative obstetrics. 2nd ed. New York: McGraw-Hill; 2002.

Teses

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

Trabalhos apresentados em congressos

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza’s computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.

Artigo de periódico em formato eletrônico

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [Internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12];102(6):[about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle

 

f) TABELAS, FIGURAS E LEGENDAS

As tabelas devem obedecer às especificações definidas para cada categoria de artigo (Ver Formato das Contribuições). Em sua versão eletrônica, as tabelas devem ser apresentadas em formato .doc (Microsoft Word) ou .xls (Microsoft Excel). As tabelas deverão estar acompanhadas de suas respectivas legendas, nos idiomas português e inglês para artigos submetidos em português e, somente em inglês, para artigos submetidos neste idioma.

A mesma regra se aplica às legendas das figuras, que deverão ser relacionadas junto às tabelas, após as referencias.

Cada figura deve ser colocada em um arquivo separado, com o número da figura indicada no arquivo. Fotos de pessoas que podem ser reconhecidas na imagem precisam ser autorizadas por escrito. Os achados significativos devem ser devidamente marcados nas imagens. Deve ser fornecida autorização por escrito para o uso de imagens já publicadas e a citação original deve constar na legenda.

As figuras deverão ser submetida em formato JPEG ou TIFF, com as seguintes resoluções:

  • Arte em preto e branco: 1.200 dpi/ppi.
  • Combinação de meios-tons: 600 dpi/ppi.
  • Meios tons: 300 dpi/ppi.

Se detectada inadequação das figuras em relação à legibilidade, a Equipe Editorial poderá solicitar aos autores que realizem a correção por um profissional da área, credenciado pelo periódico.

 

9. Resumo Visual

Os Editores de Seção – Mídias Sociais e Resumo Visual são responsáveis pela criação de Resumos Visuais para todos os artigos originais aceitos para publicação. Os autores terão a oportunidade de revisar e editar, conforme necessário, o Resumo Visual antes da publicação. O BJN utiliza o Resumo Visual para a divulgação de seus artigos no Twitter, Instagram e em outros canais de divulgação.